Friday, May 17, 2013

Tea time!!! Quatro meses de Inglaterra!

O lanchinho da tarde aqui chamam de hora do chá! Acho coisa mais bonitinha!
Coisa incrível é conseguirem manter as crianças sentadinhas comendo seu lanchinho... Nesse dia eram sanduiches de pepino e frango e também pão pita com tarrine. Vê se pode, tarrine para esses fedelhos. Pra beber leitinho, pois ninguém é de ferro!



Ontem, 15 de maio, completamos 4 meses na cidade de Leicester! 

Mais uma vez achei que vivemos muito para só quatro meses... Parei, fiz as contas, mas é isso mesmo, estamos a 4 meses morando nessa grande ilha que é o Reino Unido!

A grande mudança foi em relação ao clima. No meio de abril o tempo ficou melhor e tivemos alguns lindos dias de sol com temperaturas batendo os 18 graus. Mas em geral, a temperatura está variando entre os 5 e 15 graus e ainda temos mínimas de 1 grau com ventinhos gelados e dias chuvosos. Ainda assim, com a chegada desses dias mais quentes, a cidade mudou e creio que a e Europa toda mudou.

A primeira mudança foi natural, as árvores que passaram meses peladas, em poucos dias se encheram de flores e folhas. Milhares de flores lindas foram plantadas embelezando a paisagem. Como aqui o clima é frio, assim que o sol chega a natureza corre para aproveitar o pouco tempo que tem para produzir energia. 

A segunda mudança foi comportamental. Com o sol, mesmo que friozinho, as pessoas tentam passar o máximo de tempo que podem na rua e preferencialmente com braços e pernas de fora. Os parques ficam lotados na hora do almoço e depois do período de escola ou trabalho. Os gramados ficam cheios principalmente de jovens, alguns deitados lendo, outros sentados conversando e alguns até tomando uma cervejinha. O típico carro do sorvete que vemos nos filmes e desenhos está sempre na volta das escolas e parques. Nós, para entrarmos no clima, também tomamos um sorvetinho sentados no parque. Ah, uma curiosidade: dizem os ingleses que o sorvete que chamamos no Brasil de “italiano” (aquele que sai da maquininha) existe graças a inglesa Margaret Tatcher. Pois é, antes de ser a dama de ferro ela foi química e teve a ideia de colocar gás misturado ao sorvete para dar essa textura mais cremosa que permite termos esse sorvete que sai da máquina e fica comprido e cremoso na casquinha!

A cidade mudou também. Muitos eventos começaram a acontecer, pois eles sabem que estamos no melhor período para as pessoas estarem na rua. No Vitoria Park, que fica a 5 minutos de casa, colocaram um grande parque de diversões, os teatros estão cheios de espetáculos variados e também temos eventos na rua.

Na escola da Marina as crianças estão podendo finalmente brincar no pátio. Achei até graça quando me pediram boné e protetor solar para encarar de forma protegida os dias quentes (18 graus!!!!). Mas da pra entender, pois em geral são todos muito branquinhos e ficam sem ver o sol por muitos meses, então tem que se proteger mesmo.

Descobri que o famoso São Jorge é um santo importante por aqui. São Jorge é o padroeiro da Inglaterra e Marina fez uma linda bandeira comemorativa na escola! Apesar da comemoração, o que vemos é que os ingleses no geral não são nada religiosos e as igrejas são mais para turismo do que um local de oração.

E por falar em escola, Marina está cada dia gostando mais de estar lá. Chega feliz e sai feliz. Ontem quando chegamos ela estava pulando e sorrindo, como ela faz para manifestar sua alegria. Infelizmente sua melhor amiga mudou de sala e agora os melhores amigos são Eidan (um típico inglesinho) e Kian (um típico indianinho). Esse menino indiano sei lá por quê razão me adora. Eu chego na creche e ele abre um sorriso, vem me dar beijo e até vem para meu colo. Acho que por isso os pais dele também nos adoram e até nos convidaram para um jantar na casa deles. Ficamos super felizes, pois foi o primeiro convite que recebemos para ir na casa de alguém da cidade. O jantar ainda não aconteceu, mas já sabemos que o cardápio será comida indiana.

Por falar em indiano, ontem Duane e eu reparamos o quanto eles são numerosos na cidade. Todos os dias passamos por uma escola e creio que 90 % dos jovens são de origem indiana. Muitas meninas de burca e meninos com algo que parece uma batina e barbudos. Não sei se essa escola tem algo diferente para ter tantos indianos, mas se essa for a média da cidade, em breve não teremos mais loiros por aqui.

Em casa Marina segue sapeca, brincando feliz com seus brinquedos favoritos: legos gigantes, tocadores de música e quebra-cabeça. Na escola começou a fazer pipi no penico, mas relação a fala continua com seu dialeto próprio, ou seja, não fala nada! É engraçado, pois ela fica com o seu blablabla com diferentes intonações, como se realmente estivesse se comunicando. Mas ainda não temos nada além do bye!

Nesse mês fizemos dois passeios fora de Leicester. Primeiro fomos para Birmingham, mostrar essa grande cidade para a vovó Vera. Depois passamos o feriadão na maravilhosa Londres. Demos muita sorte, pois pegamos dias lindos de sol, o que faz toda a paisagem ficar mais bonita e os passeios mais agradáveis. Foram 4 dias ótimos onde visitamos os principais pontos turísticos.

Neste mês tivemos duas festinhas de aniversário! Comemoramos os 20 meses da Marina e os 42 anos do Duane. Bolo, espumante e tudo mais que temos direito!! Neste último dia 12 de maio comemoramos o dias das mães. Por aqui o dia das mães foi comemorado no mês de março, então até ficou estranho, pois não veio presente da escola e nem passa nada na televisão sobre o assunto.

Neste mês também tivemos a oportunidade de assistir o show do maravilhoso Eric Clapton!!! Amei o show, ele está com cara de avô, mas segue cantando e tocando maravilhosamente. O único porém do show foi a plateia tipicamente inglesa. Muito estranho ver um lugar com umas 3 mil pessoas e tudo bem certinho e organizado. Quando o músico estava cantando, mesmo que uma música toda animada, eles ficavam imóveis e num silêncio que dava até vergonha de cochichar. Ao final de cada música eles batiam palmas e uns poucos mais animados faziam uhuuuu. Quando o show acabou fizeram aquele barulho clássico de bater palmas e os pés para que o músico voltasse para o bis. A banda voltou e talvez umas 100 pessoas levantaram de suas cadeiras pra ficar mais próximos do palco. Imediatamente veio um segurança chato e repressor que colocou todos nos seus devidos lugares e todos voltaram bem quietinhos. Pobre dos ingleses, são muito reprimidos...

Nesse mesmo dia do show ficamos sabendo que uma querida amiga brasileira que vive aqui na Inglaterra está grávida e terá o bebê enquanto estivermos aqui. Felicidade total!!

A outra grande alegria foi que trocamos a passagem da vovó Vera para que ela fique mais um mês com a gente!!! Teremos a dona Vera por aqui até 5 de julho!!! Estou radiante que teremos a minha mãe por mais um tempo aqui!!!

Resumindo a história, tivemos mais um mês felizes e sem pressa pra voltar!!

Infinitos beijos pra todos!

No comments:

Post a Comment