Friday, August 23, 2013

Dia dos pais no Brasil! 7 meses em Leicester (15/08/2013)

Aqui o Dia dos Pais já passou faz tempo, então no dia dos pais do Brasil comemoramos, mas foi meio estranho, pois não tem nada na escola, nada na tv, nada nas ruas...
Aproveitamos para fazer um almoço especial na cidade e depois Marina e eu fizemos um cartão para o papai!



Cartinha enviada ao Brasil:

Hoje, dia 15 de agosto de 2013, completamos 7 meses na cidade de Leicester!  

O que aconteceu nesse último mês?!
Em relação ao clima, o calor chegou ao seu máximo com provavelmente 2 dias atingindo 30 graus. Mas, quando se pensou que o verão estava engrenando, na verdade ele já estava prestes a acabar. Novamente temos temperaturas por volta dos 15-18 graus com raros dias acima dos 20 graus. Por aqui o calorzinho dura por volta de um mês... quem viu viu...

Marlene (mãe do Duane) e eu descobrimos os brechós ingleses e seus brinquedos, livros, sapatos e principalmente roupas. A diferença dos nossos brechós é que aqui tudo têm aparência ou realmente é novo. Nada de roupa com cheiro de usada, tudo com cara de que acabou de sair da loja. Os brechós daqui são todos cheios de regras e sempre beneficentes, por exemplo para ajudar crianças da África e instituto do coração... Nos empolgamos e compramos lindas roupinhas de verão para a Marina, mas como o verão já acabou creio que ela vai usa-las só uma vez...

Lembram que falei das lindas rosas por toda a cidade?! Pois é, as rosas já se foram.... Agora encontramos raros botões que sobraram dos dias quentes. Uma pena, pois era uma linda característica da cidade. 

Dia 29 de julho Marina comemorou seu 23º mesversário! Agora até ensaia assoprar as velas!! Nosso bebê está virando uma mocinha!

Na escola Marina segue contente, inclusive com dias que não quer voltar pra casa! Uma boa novidade é que com o remanejo das turmas seus amiguinhos Aidan e Kian da Nursery 1 passaram para junto da Marina na Nursery 2! Pra completar a alegria, a nossa professora preferida voltou para a turma da Marina, a tia Tasha!!

Lembram que mês passado Marina tinha descoberto o desenho?! Pois é, esse último mês as coisas mudaram... Segue apaixonada pelo material de pintura, mas agora somos nós quem temos que ficar escrevendo números, letras e nomes. Achei que o encantamento por essas coisas viria mais tarde... Na verdade é um tanto chato, pois só o que ela quer é seu caderno de desenhos, mas logo passa o lápis pra gente e fica nos pedindo “one one” quando quer os números e pronuncia a letra “a” em inglês quando quer as letras. Urso (bear), gato (cat) e maçã (apple) também estão na lista de pedidos. Depois no máximo ela pega o lápis para dar uma colorida, mas o que quer mesmo é nos observar trabalhando... 

Uma coisa bonita é que aqui tem muitos programas infantis com inclusão. Crianças com as mais diferentes deficiências estão sempre naturalmente incluídas nas atividades. Assim quando crianças se encontram nas escolas ou parquinhos, tudo é muito mais natural. O engraçado é que a Marina se encantou com a linguagem dos sinais. Vocês sabiam que não é uma linguagem universal e que cada pais tem a sua?! É a coisa mais linda ver a Marina com suas mãos tentando fazer os sinais.

Marina ganhou de presente passar dois meses com sua vovó Lola! As duas estão se entendendo muito bem. Marina adora comer as comidinhas feitas pela vovó, segurar a mão dela quando está com sono, dar umas passeadas pela frente da casa e brincar com o ipad dela! Certamente está sendo uma experiência importante, já que foi a primeira vez que a vovó Lola foi só dela e por tanto tempo. Pena que a turnê está acabando...

Este mês encontramos uns amigos brasileiros aqui em Leicester, Marcelo e Karina. Eles vieram em família fazer um curso de inglês em Londres. Foi muito bom e muito estranho encontra-los por aqui, parecia que não era de verdade. Pena que outros amigos queridos não tiveram a mesma ideia...

Também foi o mês que resolvi encarar o cabeleireiro. Sei lá porque eu estava tão temerosa... pra mim cabeleireiro é igual a dentista, depois que escolho um não quero trocar. O esquema do salão é um pouco diferente de Rio Grande. Num só salão pode haver uns 6 diferentes níveis de profissional, onde cada um cobra um preço diferente. Acabei escolhendo ir num salão bem pequeno do meu bairro, que tinha apenas uma estilista e toda cheia de estilo. Gostei do resultado, saí renovada!

Nesse mês demos duas passeadas fora de Leicester. Na primeira delas fomos à   Birmingham, a segunda maior cidade da Inglaterra. Aproveitamos para comer mais uma vez no restaurante do famoso Jaime Oliver, mas a razão do passeio na verdade foi outra! Marina iria assistir seu primeiro show/teatro! Aqui na Inglaterra tem um programa infantil da tv BBC chamado “In the night garden”. Nele alguns personagens fictícios brincam em um lindo jardim. O programa é muito bonito e Marina todo dia faz o mesmo ritual. Ao anunciar o tal programa exige que eu e Duane sentemos com ela em frente a tv para cantarmos a tal musiquinha de abertura. Pra nossa sorte a BBC fez uma turnê pela Inglaterra com um espetáculo sobre esse programa. Duane e eu quase choramos ao ver Marina toda feliz, de olhos vidrados e batendo palmas. Quase 1h de espetáculo e ela sempre vidrada. Estávamos preocupados que ela poderia ficar com medo ou ficar sem paciência pra assistir o show. Mas para nossa surpresa ela amou, foi uma tarde especial!

O segundo passeio que fizemos foi conhecer a cidade de York no norte da Inglaterra. É por conta dela que a grande cidade americana se chama New York, mas isso literalmente é uma longa história! A cidade é maravilhosa, tão antiga quanto Leicester nos seus quase 2 mil anos, mas muito mais rica e com muitos prédios antigos e ruínas ainda bem preservados. Foi uma linda viagem no tempo, amamos!

Um programa interessante que fizemos em Leicester foi ir ao Carnaval. Isso mesmo, Leicester tem Carnaval, mas é Caribenho. O carnaval lembra de longe algo que temos nas nossas cidades pequenas. Devem vir negros caribenhos da europa toda. Cada um forma um bloco e tem seu próprio carro de som tocando uma música caribenha. As fantasias lembram as nossas, mas a dança é bem diferente. O desfile foi legal, mas o que gostamos mesmo foram as comidas típicas. Foi um lindo dia de festa na cidade. 

Outra descoberta foi o Jardim Botânico da Universidade de Leicester. Um lugar lindíssimo, com exposições de esculturas, lindas árvores, gramados, flores, ervas medicinais e da culinária. No local também tem uma adorável casa de chá onde pudemos tomar um chá a moda inglesa e com abelhas tentando roubar nosso bolo! Foi uma tarde linda em que Marina aproveitou para correr nas ladeiras dos jardins!

Mais uma vez tivemos um mês feliz e sem pressa pra voltar!!

No comments:

Post a Comment