Saturday, May 14, 2011

23º semana de gestação!! 13/05/2011

Hoje completei 23 semanas de gestação. Segue voando o tempo... 
Na rotina de sempre, antes de levantar faço uns carinhos na barriga para dar bom dia a nossa filha. Duane foi fazer um carinho também e qdo vimos a barriga começou a dar umas mexidinhas. Será que a nenem quis fazer um contato com o papai?!!! 
Nesta semana nossa filha está pesando por volta de 450 g, quase meio quilo, e medindo uns 20 cm!!! Meu livro querido comenta sobre o desenvolvimento do pâncreas dela e sua importância na produção de hormônios, como por exemplo a insulina que trabalha com o açúcar que eu mando pra ela pelo meu sangue. Fala também que o bebê já pode ouvir a minha voz, então é hora de começar com as músicas e histórias para ela ficar contente!!!

Eu também estou crescendo. Como disse minha querida amiga Camila, estou compacta!!! O Duane tem um programa no ipad de onde tiro essas imagens sobre o desenvolvimento do bebê. O que mais adoro é que ele mostra a imagem em tamanho real!!! Quando eu olho pra minha barriga sei que ela está grande, mas olhando os 20 cm da nenem com suas pernocas e bracinhos... parece que não pode caber... A ideia desta foto acima é mostrar pra vocês justamente esta relação do tamanho em escala real do bebê para então imaginar ele dentro da minha barriga!!! Incrível, não é!!!


Na quarta-feira fomos na casa da Rosi e Carioca. Conversa vai conversa vem e o agora magro Carioca   pergunta meu ganho de peso. Falei e ele me olhou como quem diz, ta gordinha heim minha filha!! Falou que eu tinha que cuidar da minha dieta, que não deveria ganhar muito peso, e deu o conselho de que eu tire o sal, que isso ajudaria com que eu desinchasse!!! Saí meio abalada, desde que engravidei é a primeira vez que alguém comenta meu ganho de peso... coisas de mulher que já sofreu muuuito com a balança. Fique meio chateadinha, mas resolvi seguir o conselho EM RELAÇÃO AO SAL!!! Quem sabe eu desincho, hehehe!! 
Meu super livro fala sobre diferentes aspectos da gestação, entre eles alimentação. Tive que dar risada, lá dizia para esta semana: TOME CUIDADO COM O SAL, ELE PODE RESULTAR EM INCHAÇO...
Por falar em peso, esta semana, com o papai Duane de volta ao lar, fiquei menos ansiosa e meu ganho de peso foi mais normal, 350 g, metade do ganho da semana passada, perto dos 250 g que eu PRETENDIA ganhar. 
Evolução do meu peso: 46,9 inicial - 0,9  + 0,45 + 0,85 + 0,30 + 0,65 + 0,60 - 0,20 + 0,40 + 0,50 + 0,50 + 0,70 + 0,35 = 51,10 kg final
ganho de peso total: 4,20 Kg

2 comments:

  1. Esse post tá bem legal e me tocou bastante.
    A dica do sal é boa, principalmente no terceiro trismestre, segundo o meu super livro :-) A retenção de líquidos pode causar inchaço interno fazendo com que a parede do cólo uterino não dilate o suficiente na hora do parto (se for ter parto normal, claro). Disso podem resultar dificuldades para o bebê passar pelo canal (parece que quando isso acontece, a cesariana passa a ser a alternativa). Segundo o que tenho lido (The Gentle Birth Method e Magical Beginnings, Enchanted Lives: A Guide to Pregnancy and Childbirth), não só o excesso de sal, mas também excesso de açúcar (pão, massas, arroz branco, batatas, frutas muito doces e doces em geral) e trigo podem causar retenção de líquidos e ganho de peso. Quando li pela primeira vez os capítulos sobre alimentação, fiquei muito mal, pois colocava tudo o que amo comer na 'lista negra'. Depois relaxei e resolvi optar por uma dieta bem balanceada, sem excluir nada do que gosto (senão fico estressada e deprê), mas dimimuindo quantidades e frequência. Às vezes me sinto como uma 'cega no meio de um tiroteio', mas cheguei à conclusão de que todo mundo ao meu redor ficou mais crítico e cheio de opiniões desde que divulguei a minha gravidez. Todos dão pitaco. Um saco! Procuro trabalhar a minha imunidade aos comentários dos outros, que se sentem compelidos a dizer o que pensam sobre peso, gravidez e bebês (eles não fazem por mal!). Mas creio piamente que temos uma intuição que está disposta a nos guiar quando a ouvimos. De mais a mais, pelas suas fotos, você está com um belo corpo de mulher grávida! Espero que quando eu estiver na 23ª semana esteja como você! Beijocas, Aline.

    ReplyDelete
  2. Pois é Aline, logo que engravidei uma amiga mãe disse, vão te dar muitos pitacos, principalmente depois que o bebê nascer... Daí pra não magoar ninguém tu concordas, mas faz o que tu achas que tem que fazer... Esse lance da barriga ouço de tudo, uns demonstram preocupação por ela estar muito pequena e outros por ela estar muito grande... Meu médico e minha nutricionista disseram que estou muito bem, creio que são eles que devo seguir, não é! bjocas da grasi

    ReplyDelete